PROJECTO

ARM016

Delegação Junta de Freguesia

LOCALIZAÇÃO

Mercado do Bairro Santos

Rua Cardeal Mercier

Bairro Santos ao Rego, Lisboa

CLIENTE

Junta de Freguesia de Avenidas Novas

DATA

2018 (construído)

SUPERFÍCIE ÚTIL

52 m²

MEMÓRIA

No âmbito do Plano de Revitalização dos Mercados de Lisboa, o Mercado do Bairro Santos (construído em 1989 segundo projeto do Arq. Alberto de Sousa Oliveira) foi alvo de uma profunda reestruturação e remodelação, levada a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa nos anos 2017 e 2018. Nesse contexto, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, que já dispunha de uma loja no primeiro andar do edifício do Mercado, decidiu converter esse espaço num pólo de atendimento aos fregueses.

A loja existente, com 4 acessos independentes foi assim subdividida para dar resposta às necessidades do programa: na parte mais próxima dos acessos verticais do Mercado (junto ao elevador e às escadas) dispôs-se a zona de atendimento e espera, utilizando a primeira porta do espaço, de acesso exclusivo a público; a seguir constituiu-se a zona de trabalho (com capacidade para dois funcionários) e uma pequena copa para os mesmos, utilizando a segunda porta do espaço, de acesso reservado a funcionários; com comunicação interna desde a área de trabalho (e externa pela terceira porta do recinto) criou-se uma sala polivalente que permite a realização de reuniões, atendimento privado ou espaço de biblioteca; no final da loja, utilizando a quarta porta, criou-se um pequeno gabinete de fisioterapia, um serviço que a Junta de Freguesia pretende disponibilizar aos residentes.

 

A escolha dos materiais, cores e mobiliário, pretendeu respeitar os critérios e opções do projeto de reabilitação, pautando-se por elementos simples e discretos. No mesmo sentido, a fluidez física e visual dos diferentes espaços interiores foi uma das premissas fundamentais do projeto.   

A colaboração do designer Bruno Roda, autor do logotipo da Junta de Freguesia, ficou expressa nos vinis que foram colocados em toda a fachada envidraçada da loja, tendo em conta os diferentes espaços interiores: mais opacos na zona do gabinete de fisioterapia e com maior presença da identificação institucional da autarquia na zona de acesso do público.

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