PROJECTO

ARM013

Desenho de jardim

 

LOCALIZAÇÃO

Rua de São Víctor

Bonfim, Porto

CLIENTE

Home Ignition, S.A.

DATA

2017 (construído)

SUPERFÍCIE ÚTIL

220 m²

MEMÓRIA

Um pedido de urgência para a criação de um jardim exterior, para ser usado por turistas de um espaço de alojamento local, criado numa das tradicionais ilhas do Porto, recentemente reconstruída.

O cliente exigia uma solução imediata, sem custos de manutenção, com um investimento mínimo e para ser executada no prazo máximo de duas semanas. Neste sentido, a proposta resulta numa abordagem muito simples, organizada com linhas ortogonais que facilitam a execução da obra.

O corredor exterior característico das ilhas é prolongado de forma natural gerando, a um lado e a outro, uma sucessão de espaços de jardim que repetem a própria lógica constructiva existente. As referidas linhas ortogonais definem o espaço e organizam as diferentes áreas do jardim, distinguindo usos, materiais, cores e texturas que se expressam através da casca de pinheiro, do seixo rolado de rio, do seixo de mármore branco, do tapete de relva e da gravilha de xisto.

Com o objectivo de ser usado pelos hóspedes, além das zonas de estar e arrumos necessárias, plantam-se diversas árvores de fruto e criam-se o jardim dos aromas e o jardim do chá, que os ocupantes da ilha podem colher e consumir livremente.

fotografias 5, 6 e 12 de Filipe Arouca

Um